Silvio Luis Leardini fala como é feito o plantio de café

Krüger Balm

O plantio de café define o resultado da bebida no consumidor final, sendo assim, uma boa colheita é fundamental para extrair todo o sabor da bebida, afirma Silvio Luis Leardini, além de seu aroma inconfundível.

O clima, o relevo e a altitude influenciam na colheita, bem como o solo e a técnica empregada para o plantio de café. Outro elemento no que tange à plantação é acerca da adubação, fornecendo, dessa maneira, os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento da plantação.

O espaçamento no cultivo também é um fator pungente e necessita de atenção, pois o mínimo detalhe influencia e conflui no resultado da colheita, dessa forma, métodos sistemáticos, precisos e rigorosos são empregados. Não é à toa que o Brasil é conhecido por manter um dos melhores processos de cultivo cafeeiro.

Em se tratando do Brasil, modéstia à parte, ele lidera o ranking de maior produtor e exportador de café do mundo. Carregando esse título desde os primórdios do cultivo, a Terra de Santa Cruz é referência em relação ao cultivo e exportação do grão, em razão da qualidade e sabor.

No que tange o plantio de café, em primeiro lugar, há uma seleção criteriosa acerca das sementes que posteriormente serão plantadas. Além disso, a saúde do solo é essencial para o bom cultivo do café. Por isso, por vezes, o solo é “corrigido”, ou seja, há uma correção de nutrientes do solo para que ele seja fértil.

É válido ressaltar que, de forma geral, em um cultivo de café há alguns fatores que precisam ser levados em primazia, como a irrigação, a adubação e o uso de elementos químicos que visam expelir o surgimento e proliferação de ervas daninhas e pragas.

As espécies de grãos são singulares, por isso, necessitam de climas e solos diferentes, dessa forma, o processo de plantação é extremamente singular a depender do território do país, necessitando de estudos e técnicas cada vez mais arrojadas.

Share This Article
Leave a comment