Conheça o MIAU, o Museu da Imprensa Automotiva

Krüger Balm
By Krüger Balm 3 Min Read
Fernando Siqueira Carvalho

Localizado em São Paulo, Fernando Siqueira Carvalho, grande entusiasta do setor automobilístico, diz que o MIAU é o primeiro museu do mundo que reuniu livros e memorandos da imprensa automotiva nacional. Localizado na Vila Romana, um bairro na zona oeste da capital paulista, o Museu da Imprensa Automotiva conta com um acervo de mais de dez mil itens, que inclui desde publicações antigas de todos os tipos a press-kits, catálogos, pôsteres e manuais de proprietário.

Assim que no local, o visitante dá de cara com duas relíquias: um Chevrolet Omega GLS 1998, da última leva produzida pela General Motors no Brasil, completamente original e um Jeep Grand Cherokee, que teve seu porta malas usado para alimentar a maior parte do acervo do museu. Em 2017 o espaço abriu as portas pela primeira vez ao público, com ingressos no valor de 15 reais, com direito a uma viagem no tempo a partir de tesouros com ou sem rodas.

Fernando Siqueira Carvalho diz que a ideia surgiu do jornalista Marcos Rozen, que montou um extenso acervo, durante 15 anos, de mais de 10 mil itens. O espaço do MIAU é dividido em dois andares, para conseguir abarcar tanto material. Logo na entrada há uma exposição de itens de todos os tipos distribuídos a jornalistas em eventos da indústria automotiva, como a relíquia da primeira publicação sobre carros do país, a Revista de Automóveis, datada de 1911.

No Museu da Imprensa Automotiva é possível também se sentar em um Chevrolet Opala Comodoro 1988 para assistir a um filme sobre a história do lendário sedã, desde sua estreia em dezembro de 1968 até a despedida, em abril de 1992, um milhão de unidades depois. O próximo carro a ocupar esse espaço foi o Ford Corcel que em 2018 completou 50 anos.

Fernando Siqueira Carvalho diz que o museu também vende cafés, sobremesas e uma ótima cerveja artesanal, tudo isso ao som do “Jornal do Carro”, na voz de Joel Leite, ou assistindo Ayrton Senna pilotar um A6 e um S2 pela primeira vez no Brasil. Essa ideia é uma forma de arrecadar fundos para o MIAU, já patrocinado pela Audi, mas que precisa de mais apoiadores. Em breve o idealizador pensa em abrir espaço para palestras, eventos e cursos.

Share This Article
Leave a comment