Tudo que você precisa saber sobre os vinhos de mesa

Krüger Balm
By Krüger Balm 2 Min Read

Os vinhos de mesa, de acordo com Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, trata-se da bebida elaborada a partir das uvas da espécie Vitis Labruscas, uvas originárias da América do Norte.

Os vinhos elaborados a partir dessas uvas costumam apresentar sabores e aromas menos complexos do que os vinhos produzidos a partir das uvas da espécie Vitis Vinifera, entretanto, Marco Carbonari elucida que sua produção, ao contrário do senso comum, não é sinônimo de baixa qualidade.

Marco Carbonari conta que o Brasil é um dos poucos países que produz esse tipo de vinho e sendo responsável por cerca de 80% do consumo da bebida no país.

As cepas da Vitis Viníferas – uvas originárias da Europa -,  apresentam cascas mais grossas e bagos menores, o que, durante a elaboração da bebida, faz com que o vinho ganhe uma maior amplitude de sabores e aromas. Segundo Marco Carbonari, elas necessitam de mais atenção durante o cultivo e seguem padrões e regras rígidas durante sua produção. 

Já as Vitis Labruscas possuem cascas mais finas e bagos maiores. Marco Carbonari explica que são ótimas para o consumo ‘ao natural’, produção de geléia e sucos naturais por conta de seu sabor agradável ao paladar. Os vinhos de mesa costumam ser bem mais adocicados e com baixo teor alcoólico, o que pode ser um incentivo ao aos iniciantes que buscam adentrar no universo da degustação de vinhos.

Quer saber mais sobre o universo dessa bebida tão intrigante? Marco Carbonari convida todos a uma visita à Vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Por lá você vivenciará uma experiência inesquecível. Para agendar sua visita, basta contatar-nos pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728.

Acesse o site para mais informações: www.villasantamaria.com.br/.

Share This Article
Leave a comment