Quebrando o tabu do exame de toque retal

Krüger Balm
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência e atuando hoje em um ramo muito tecnológico da área, desvenda os mistérios em torno do exame de toque retal:

O exame de toque retal é muito importante para averiguar possíveis distúrbios no reto ou no ânus, como hemorróidas, hiperplasia prostática benigna e até câncer de próstata, sendo esse o exame mais indicado para verificar a existência dessa última  patologia.

É preciso desmistificar o exame de toque retal para que dessa forma, doenças sejam previamente diagnosticadas e os resultados e chances de cura sejam maiores, assim fala o médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva.

O exame é feito de forma super rápida, leva, em média, apenas 10 segundos e é muito necessário, enfatiza Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Vale ressaltar a necessidade de realizar outros exames complementares, como o PSA (Prostate-Specific Antigens), em tradução para o português, Antígeno Prostático Específico, bem como o exame de urina.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes fala que através do exame de toque retal é possível verificar a existência de doenças na próstata, como a hiperplasia prostática benigna e o câncer de próstata, como mencionado, entre outras patologias. Desse modo, é imprescindível que haja uma desmistificação e quebra de tabus em relação a esse exame.

O exame ocorre da seguinte forma: o médico, utilizando uma luva descartável, como auxílio de um lubrificante, insere um dedo no anus do paciente, como dito, esse processo dura 10 segundos e já é o suficiente para o médico analisar. Além disso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes alerta para a importância de realizar consultas médicas e exames laboratoriais de forma periódica.

Share This Article
Leave a comment