Como realizar um bom controle do fluxo de caixa da farmácia?

Krüger Balm
By Krüger Balm 3 Min Read
Manoel Conde Neto

Independente de qual seja o segmento do negócio, controlar o fluxo de caixa é uma atividade indispensável a todo gestor.  Para o empresário Manoel Conde Neto, é por meio do acompanhamento diário das operações de entradas e saídas que se pode garantir uma boa saúde do empreendimento. Assim, deve-se entender o fluxo de caixa de uma farmácia como um modo de verificar se o capital de giro está nos parâmetros para manter o bom funcionamento.

 

Em vista disso, um dos principais objetivos do fluxo de caixa é o acompanhamento dos saldos finais de cada dia como uma maneira de assegurar que esses valores cumprirão com os compromissos financeiros da empresa. Logo, todo gestor que almeja crescimento e estabilidade dos negócios precisa assegurar a organização financeira. 

 

Quer saber mais sobre como realizar um bom fluxo de caixa em sua farmácia? Então, confira, a seguir, as principais dicas:

  • Acompanhe os lançamentos diários 

 A primeira dica fundamental está voltada para a análise diária dos registros. O proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, entende que, depois de feitos, o gestor deve apurar os lançamentos do fluxo de caixa em diferentes períodos como um modo de verificar demandas de modificações e para evitar saldos negativos em caixa.

  • Não deixe os problemas para depois

Um erro comum ao fluxo de caixa de uma farmácia está voltado para o adiamento de ações que podem solucionar problemas localizados por meio da análise. Na concepção do empresário Manoel Conde Neto, é essencial que o gestor promova ajustes assim que identificar um problema, de modo que evite confusões nos estudos e inconsistência nos valores levantados.

  • Faça previsões realistas

Para evitar o descontrole financeiro devido a previsões inadequadas, é imprescindível que o fluxo de caixa passe por lançamentos de previsões das entradas e saídas. Para isso, o gestor deve conhecer a realidade financeira da farmácia e realizar projeções que resultem em valores próximos do esperado. 

  • Saiba gerenciar as despesas

Por meio da análise das saídas do fluxo de caixa, o gestor de uma farmácia pode acompanhar todos os pagamentos realizados pelo varejo. Na ótica do empresário Manoel Conde Neto, gerenciar as despesas é uma maneira de avaliar as contas a pagar e assegurar que os custos operacionais estão seguindo o estabelecido pelo planejamento financeiro.

  • Automatize a gestão financeira

Por fim, utilizar a tecnologia a seu favor nos negócios é uma ação que não pode ser descartada. Com um sistema de gestão financeira, o empresário Manoel Conde Neto acredita que o gestor terá mais agilidade e segurança nas informações identificadas. Além disso, é possível analisar todos os departamentos de maneira similar e localizar pontos de melhoria, bem como evitar possíveis erros na execução operacional. 

Share This Article
Leave a comment