A leitura dinâmica para textos teóricos é tão importante e eficaz quanto a leitura ativa

Krüger Balm
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Para Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e entusiasta da educação, engana-se quem acredita que somente a leitura ativa de textos teóricos é eficaz. Errado! O fato é que realizar uma leitura dinâmica, além de ser “uma mão na roda” para quem não possui muito tempo, é extremamente eficaz e útil para te ajudar nos estudos. Sendo assim, se você quer saber como, acompanhe este artigo até o final.

 

Antes de tudo, o empresário comenta que a leitura dinâmica possui variadas vantagens, as quais, entre elas, estão: a otimização de tempo, a melhor organização de grandes quantidades de conteúdo e, é claro, a rápida compreensão desses textos também. Por essa razão, Sergio Wilfrido Vasques Benitez acredita que é mais do que possível ler dinamicamente seus textos e, ainda assim, compreendê-los.

 

No entanto, mais do que isso, a leitura dinâmica também é capaz de te ajudar a adquirir novas informações rapidamente, aprimorar o seu vocabulário de maneira ágil, otimizar o tempo que você pode dedicar aos seus estudos, melhorar a capacidade de síntese e ampliar, é claro, o seu repertório de conhecimentos. Incrível, não é mesmo?

 

Desse modo, Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que a leitura dinâmica nada mais é que o conjunto de técnicas cuja ideia é aumentar a produtividade, ou seja, a quantidade de páginas lidas de um texto no menor tempo possível, de modo que não comprometa a compreensão do mesmo, é claro.

 

Sendo assim, sem mais delongas, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que para realizar a leitura dinâmica você precisará utilizar a técnica de scanning que nada mais é que a forma de conseguir as informações desejadas de maneira que não se precise ler cada palavra de um texto. Na prática, isso será feito através da leitura rápida e objetiva apenas de palavras-chave e sentenças específicas.

 

No entanto, para isso, é de suma importância que você se atente às pontuações realizadas pelo autor. Essas, por sua vez, dizem respeito às chamadas de atenção que o autor dá em seu texto, seja através do uso do negrito ou itálico, seja através do uso de números ou tópicos para separar sentenças ou pontos importantes. Para Sergio Wilfrido Vasques Benitez, isso ajuda no processo de encontrar uma informação específica mais rapidamente. 

 

Mas, não para por aí! Outra técnica importante da leitura dinâmica é o chamado skimming, o qual consiste na leitura de frases ou palavras-chave para conseguir entender a ideia principal ou sentido do texto. Para Sergio Wilfrido Vasques Benitez, ela é ideal para quando se tem muito conteúdo para ler e pouco tempo para dedicar a isso. 

 

No entanto, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez considera válido ressaltar que, no começo, isso será difícil, visto que muito provavelmente você não possui prática. Por outro lado, é algo que pode ser resolvido com muito treino e conhecimento sobre a organização de um texto. Bacana, não é mesmo?

Share This Article
Leave a comment