22.3 C
Brasil
terça-feira, agosto 16, 2022

Consultor financeiro: o que é essa especialidade e quais as suas atribuições?

Você sabe o que é um consultor financeiro e quais as funções atreladas a ele? Para o economista Giovanni Cataldi Neto, um consultor financeiro é um especialista que possui a habilidade de realizar estudos e análises, além de apontar tendências em relação aos dados orçamentários de um negócio. Nesse contexto, vale citar que tudo que diz respeito à área de finanças de uma empresa, esse profissional tem um papel de extrema relevância. Portanto, se deseja entender melhor essa especialidade, leia o artigo até o final!

 

Entendendo melhor o que é um consultor financeiro

Como mencionado anteriormente, o consultor financeiro tem o papel de realizar o planejamento financeiro de uma empresa. Além disso, é responsável também por analisar custos, montagem e acompanhar relatórios financeiros. Na visão do executivo, a atuação do consultor financeiro se torna crucial no ramo corporativo para a obtenção de resultados e também o controle de gastos. 

 

Dentro de uma empresa, o consultor atua então como um “analista do dinheiro”, sendo assim, uma de suas atribuições é identificar possíveis impasses. Como compreende Giovanni Cataldi Neto, um consultor financeiro pode analisar, por exemplo, como estão sendo manuseados os recursos empresariais, assim como compreender se os contratos financeiros estão ou não sendo vantajosos para a organização.

 

Um consultor financeiro atua somente em empresas?

A resposta é não, isso porque essa especialidade pode ser voltada, por exemplo, para o consultor financeiro pessoal, o que significa que o profissional pode ser contratado para organizar e avaliar a vida financeira de seus clientes. Nesse contexto, o economista ressalta que o consultor financeiro pessoal tem o papel de prestar serviços em prol da melhora na relação do contratante com o seu dinheiro.

 

Assim, podemos evidenciar que o consultor financeiro pode atuar não somente no ramo empresarial financeiro e/ou de seguradoras, mas também de forma autônoma. Na concepção de Giovanni Cataldi Neto, como consultor financeiro pessoal, o especialista pode ainda direcionar o seu cliente para o melhor caminho com base na análise de seu patrimônio, além de protegê-lo de possíveis riscos nesse âmbito.

 

Como se tornar um consultor financeiro?

Há duas possibilidades possíveis para quem deseja seguir a carreira de consultor financeiro, sendo elas: Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Gestão Financeira. Caso você não saiba, ambos os cursos oferecem conhecimentos necessários para saber gerir o ramo empresarial, assim como suas operações financeiras e os processos envolvidos neste setor. 

 

Desse modo, assim como considera Giovanni Cataldi Neto, é indispensável que o profissional que deseja atuar como consultor financeiro tenha formação em uma das áreas relacionadas, além de ter experiência tanto com finanças quanto com o mercado financeiro. Ademais, para o ramo, é importante se mostrar sempre atualizado e buscar certificações extras para aprimorar o seu desenvolvimento como profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias