Fundos imobiliários e as vantagens por trás desse tipo de investimento

Krüger Balm
Giovanni Cataldi Neto

Você sabia que os fundos imobiliários podem ser excelentes oportunidades de diversificação da carteira? Para Giovanni Cataldi Neto, economista especializado em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são uma maneira rápida e rentável de aplicar no setor, sem depender da burocracia que é manter um imóvel. 

 

Muitos brasileiros possuem o costume de investir em imóveis por meio da compra de propriedades como casas ou salas comerciais, aproveitando a locação desses bens físicos para lucrarem. Contudo, os fundos imobiliários são, da mesma forma, uma maneira prática de investir no setor, dispensando a burocracia do processo tradicional. 

 

Na percepção do economista pós-graduado pela FGV, Giovanni Cataldi Neto, os fundos imobiliários são compostos por investimentos do setor imobiliário, com patrimônio dividido em cotas de valores iguais. Dessa maneira, quem investe nesse tipo de papéis adquire parte de imóveis como shoppings ou hotéis. 

 

Fundos imobiliários, entendendo esse investimento 

 

Para que esse investimento funcione corretamente, há um gestor especializado que é responsável pela análise e acompanhamento diário do patrimônio e do mercado. Com os resultados coletados, ele faz as alocações necessárias com intuito de obter o máximo possível de rentabilidade. 

 

E, para que isso ocorra, grande parte dos fundos imobiliários compram imóveis comerciais que possuem potencial de renda alto para realizarem a locação. No entanto, o economista Giovanni Cataldi Neto acredita que há ainda a valorização do bem em si, isto é, a cota, como modo de obter rentabilidade com os FIIs.

 

Não obstante, há ainda outro modo de obter rentabilidade com os fundos imobiliários: através da negociação das cotas no mercado. Na concepção do economista Giovanni Cataldi Neto, esse processo se assemelha com o das ações, porém, a liquidez dos fundos imobiliários é bem menor.  

 

Contudo, é importante esclarecer que a rentabilidade dos fundos imobiliários variam, afinal, seus lucros são definidos por uma série de fatores como composição do patrimônio, valor das cotas e situação do setor. Além disso, FIIs que possuem imóveis bem localizados tendem a gerar valores mais atrativos do que aqueles localizados em regiões mais afastadas. 

 

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários

 

Sendo assim, o economista Giovanni Cataldi Neto compreende que, investidores que desejam viver de renda ou alcançar uma independência financeira, certamente devem estudar e investir em fundos imobiliários, pois a rentabilidade, compra e venda dessa modalidade trazem uma série de aspectos positivos. 

 

Na percepção de Giovanni Cataldi Neto, os fundos imobiliários possuem algumas vantagens excelentes para o investidor que deseja se aventurar nesse tipo de investimento no mercado imobiliário. Uma delas é a facilidade com a qual se pode comprar ou vender uma cota, visto que é mais simples do que a venda de um imóvel. Outro aspecto é que a liquidez é maior do que a de um bem físico, fazendo com que você tenha a liberdade de vendê-las a qualquer momento. 

A diversificação é, certamente, uma das grandes vantagens dos fundos imobiliários, isso porque, além de se tratar de um setor que se diferencia dos demais, há ainda várias oportunidades de imóveis e papéis. A rentabilidade dessa modalidade também tende a ser maior do que a de um imóvel físico, além de ser isenta do Imposto de Renda (IR), o que significa maior lucro para o investidor.

Share This Article
Leave a comment