As opções de tratamento para o câncer de próstata

Krüger Balm
By Krüger Balm 3 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

De acordo com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, são muitas as abordagens as quais podem ser utilizadas para o tratamento do câncer de próstata, entretanto, casos de pacientes diagnosticados em seus estágios iniciais possuem taxas muito mais positivas do que aqueles que já se encontram em estágio avançado.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que o câncer de próstata é diagnosticado, na maioria das vezes, em exames de rotina, principalmente por ser uma doença silenciosa e assintomática. Os sintomas costumam aparecer apenas em estágios avançados, afetando a bexiga, ossos da bacia e reto, causando dor, problemas para urinar, fluxo de urina fraco e sangue na urina, o que pode ser letal.

Quando o câncer de próstata é encontrado precocemente, o tratamento apresenta resultados extremamente positivos. Entretanto, quando avançado, o tratamento fica mais agressivo. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que, quando a cirurgia robótica e radioterapia não são eficazes, existem a seguintes opções:

Terapia Hormonal

O urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes esclarece que trata-se de um tratamento que impede a produção de testosterona, o principal agente estimulante do câncer de próstata avançado.

Orquiectomia Subcapsular Bilateral

O procedimento, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é considerado de pequeno porte. Um corte é feito no saco escrotal, dessa forma, é feita a remoção dos tubos seminíferos, a região que produz o hormônio da testosterona.

Há também a possibilidade do câncer de próstata se espalhar para outros órgãos e, quando isso acontece, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que a probabilidade de os ossos serem os primeiros afetados é grande, causando a metástase óssea. Para retomar o controle dessa situação, há a quimioterapia.

Por mais que a quimioterapia possa trazer efeitos colaterais, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que o tratamento pode diminuir a dor provocada pela doença e aumentar a qualidade de vida do paciente.

Se precisar de mais informações sobre o câncer de próstata, não hesite em consultar-se com um urologista. Lembre-se que quanto mais cedo diagnosticada a presença do tumor, maiores são as taxas de cura.

Share This Article
Leave a comment