Conheça Beaujolais: a uva Gamay

Krüger Balm
By Krüger Balm 2 Min Read

A uva Gamay, de acordo com o produtor e proprietário da vinícola Villa Santa Maria, Marco Carbonari, trata-se de uma variedade tinta originada na França. A casta é cultivada em praticamente toda Beaujolais, sendo considerada a estrela da região. Entretanto, também é encontrada em países como Suíça, Canadá, Estados Unidos, Itália, Nova Zelândia, Austrália, Brasil e Croácia.

De acordo com Marco Carbonari, a uva com bagos pequenos e casca fina tem um amadurecimento muito precoce, sendo assim, é sempre a primeira a ser colhida. A Gamay é utilizada na produção de blends e varietais, conhecidos por seu alto nível de acidez, sabor frutado e presença leve de taninos.

No aroma é possível notar as nuances das frutas vermelhas, como morango e cereja. Marco Carbonari revela que, dependendo do solo, alcançam notas de framboesas.

Por mais que existam algumas exceções, os vinhos elaborados com a Gamay devem ser consumidos enquanto ainda jovem. O rótulo produzido com a casta que apresenta maior potencial para o envelhecimento é o Beaujolais Crus, podendo ser guardado por, no máximo, dez anos.

Marco Carbonari comenta que a bebida pode ser harmonizada com uma enorme variedade de queijos, isso se dá por conta de seu baixo nível de taninos, apresentando maior sutileza. Sendo assim, opte por queijos de massa semimole como  Maasdam, Emmental, Edam, Gruyére e etc.

Por fim, Marco Carbonari convida a todos a aprender mais sobre o universo enólogo. Visite a vinícola Villa Santa Maria no Vale do Baú em São Paulo e vivencie uma experiência gastronômica excepcional. Agende uma data pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728 e acesse nosso site para obter mais informações: www.villasantamaria.com.br/. Ressaltamos ainda que, por conta do atual cenário, você pode optar, também, por receber sua bebida em casa com um ótimo custo-benefício.

Share This Article
Leave a comment