Planejamento tributário: saiba o que é e qual a importância de uma empresa investir neste tipo de planejamento

Krüger Balm
By Krüger Balm 4 Min Read
Emerson Bernini

O planejamento tributário é essencial para as empresas que querem reduzir a sua carga tributária com base na lei. Para os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, essa é uma forma interessante de diminuir o pagamento de tributos seguindo as legislações. Quer saber mais sobre esse plano e entender as suas vantagens para um negócio? Então, continue a leitura deste artigo. 

 

Cumprir com as obrigações fiscais e tributárias é fundamental para o funcionamento de uma empresa, não é mesmo? No entanto, devido às diferentes etapas, essa tarefa pode se tornar desafiadora. Por causa disso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados, como contadores e advogados tributaristas e também, garantir uma maior organização através do desenvolvimento de um planejamento tributário.

 

Mas o que é um planejamento tributário?

 

Basicamente, o planejamento tributário envolve um conjunto de atividades e estratégias, que buscam, através da lei, diminuir a carga tributária de uma empresa. Todas as ações serão realizadas com base na legislação, respeitando as normas e diretrizes vigentes. Para que esse plano seja elaborado com sucesso, é essencial que uma organização conte com os serviços profissionais de contadores, administradores e advogados. O empresário Emerson Bernini entende que é importante ter ajuda de especialistas para que nada saia do controle e que o planejamento seja feito de forma correta. 

 

Como funciona o planejamento tributário? 

 

Nesse contexto, para estruturar o planejamento tributário é necessário analisar as características da empresa, bem como os tributos relacionados ao seu nicho de atuação. Através dessa avaliação é possível observar as leis e normas que tragam a possibilidade de redução de impostos e taxas, além de definir quais as melhores estratégias para essa atividade. É essencial que o profissional responsável por realizar essa tarefa, tenha conhecimentos aprofundados sobre o regime tributário. 

 

Quais os benefícios de uma empresa investir em um planejamento tributário? 

 

Dessa maneira, saiba que existem diversos benefícios de uma empresa investir no planejamento tributário. Um deles, por exemplo, é a possibilidade de reduzir o pagamento de tributos, podendo economizar e utilizar os recursos para investir em outras áreas, como a melhoria da organização. Conforme pontua a empresária, Luciula Santana Bernini, isso pode ser de grande ajuda para um negócio. 

 

– Maior organização fiscal 

 

Além disso, outro ponto positivo é a oportunidade de organizar as questões tributárias de uma empresa, prevenindo os riscos que possam comprometê-la no futuro. Apesar do principal objetivo do planejamento tributário ser a redução da carga de impostos e taxas, ele também pode contribuir positivamente para a melhor administração das obrigações fiscais de um negócio, garantindo que ele opere adequadamente. 

 

– Contribui para competitividade da empresa 

 

Por fim, outra vantagem que merece atenção é a possibilidade de uma empresa aumentar a sua competitividade no mercado. Ao reduzir os custos com a carga tributária, é possível destinar os recursos para o desenvolvimento do negócio, o qual trará melhores resultados dentro do nicho de atuação, além de maior destaque em relação à concorrência. Para os  fundadores do Instituto Bernini, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, isso pode contribuir para os resultados da organização. 

Share This Article
Leave a comment