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domingo, julho 3, 2022

Qualidade no atendimento: a importância dela para o crescimento da farmácia

Todos somos clientes de algum setor e, por isso, podemos afirmar que não há nada melhor do que ser bem atendido, não é mesmo? Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, acredita que um atendimento de qualidade é essencial a qualquer negócio, em especial os do setor de varejo, como a farmácia. 

 

Para o empresário Manoel Conde Neto, dentre os diversos atributos da farmácia, é essencial que o atendimento ao cliente seja um ponto de atenção bem trabalhado, uma vez que uma experiência de compra ruim pode afetar desde o primeiro contato de um consumidor até aquele que já era cliente fiel da marca. Está aí, portanto, a necessidade do empreendedor farmacêutico se atentar a essa questão.

 

A importância da qualidade no atendimento ao cliente

 

Atualmente, em um mundo em que os consumidores podem conseguir qualquer informação online, há um preparo prévio deste cliente quanto ao produto que deseja, muito antes de chegar à loja. Por isso, apenas conhecer o que se vende não é mais suficiente, o fator humano tornou-se diferencial no atendimento de qualidade dos diferentes espaços, incluindo a farmácia.

 

Assim, deve-se entender que muito mais do que contar com os produtos procurados pelos consumidores, é preciso que o atendimento traga o diferencial de humanidade e preocupação em atender às necessidades dos diferentes consumidores. Na concepção do empresário Manoel Conde Neto, esse é o ponto chave para agregar valor ao cliente e deslanchar as vendas. 

 

E, muito mais do que o fator humano, é preciso que a farmácia se atente ao tempo de permanência do cliente na loja. Evidentemente, haverá momentos de lotação, principalmente em períodos de promoção. Ainda assim, é preciso que a qualidade se mantenha e que o cliente não espere muito para ser atendido, afinal, o fator tempo tem peso considerável para transformar uma experiência de compra positiva em negativa.

 

O empresário Manoel Conde Neto compreende que a demora no atendimento é certamente um dos motivos mais comuns para que o cliente desista de sua marca e opte por outra. Por isso, os colaboradores responsáveis pelo atendimento devem manter a agilidade sem perder a qualidade e, para isso, devem contar com um apoio fundamental do gestor: o treinamento.

 

Mais do que contar com uma equipe de profissionais alinhada com os objetivos do negócio, é preciso que o gestor farmacêutico forneça cursos e treinamentos que capacitem os balconistas a realizarem um atendimento de excelência na farmácia. Por meio desse investimento, o empresário Manoel Conde Neto considera que será possível atender todas as demandas dos consumidores, fidelizá-los e fortalecer sua marca, gerando crescimento para os negócios.

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