O creme de leite vegano pode ser um ingrediente tão versátil e saboroso quanto o tradicional?

Krüger Balm

É fato que o creme de leite é um ingrediente muito versátil, mas será que a versão vegana teria a mesma utilidade e qualidade? Para o amante de culinária Flavio Giusti, o creme de leite tradicional é feito a partir do leite de vaca, além de que pode conter outros sólidos lácteos. Mas, se você deseja conhecer uma nova versão desse ingrediente, leia o artigo até o final e aprenda a preparar a receita de creme de leite vegano. 

 

Como é feito o creme de leite tradicional?

Caso você não saiba, como explica o criador do VegetariRango, o creme de leite que conhecemos é feito mediante a desnatação do leite, por centrifugação. Quando o leite passa por esse processo, sendo colocado em uma desnatadora, ele é separado em duas partes: creme ou nata e leite desnatado. Sendo assim, após essa divisão, o creme é submetido a um tratamento térmico que envolve pasteurização, ultra pasteurização e esterilização.

 

Todavia, sabemos que o processo de industrialização acaba deixando o produto maléfico para a saúde, visto que engloba técnicas prejudiciais, como a pasteurização, que causa a desnaturação da proteína do leite. Logo, Flavio Giusti explica que o creme de leite industrializado, que estamos habituados a consumir, é na verdade a gordura separada do leite, tendo relação direta com o alto teor de colesterol. Pensando nisso, como seria a preparação de um creme de leite vegano? Mais saudável, talvez?

 

Creme de leite vegano

Sendo adepto ao veganismo há 10 anos, o criador do VegetariRango vem por meio desse programa incentivar as pessoas a realizarem a transição alimentar, visto que traz receitas inovadoras e práticas na versão vegana. Na visão do ex-MasterChef, essa receita é perfeita para quem precisa do ingrediente com urgência, sendo que é feito à base de tofu soft e óleo vegetal. Se deseja visualizar a receita na íntegra, acesse esse link no seu canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xDMiHyorADI&list=PLJ2iMBEvnfLz2yXTjVMvQkovW20nLcLmu&index=18.

 

Com apenas esses dois ingredientes e água, você consegue fazer um creme de leite vegano, mais saudável e sem a necessidade de processo industriais. Percebe como a culinária vegana pode ser nutritiva e fácil? Vale lembrar, que como ressalta Flavio Giusti, esse creme de leite não contém lactose, sendo uma opção viável para os intolerantes, além de poder acompanhar receitas como: mousses de chocolate, tortas, molho branco para massas etc.

 

Agora que você conheceu o creme de leite vegano, que tal aprender outras receitas da culinária vegana? Para isso, não deixe de acompanhar as redes sociais do criador do VegetariRango, como o Instagram @vegetarirango. Além disso, saiba que o empresário também é idealizador de cursos sobre culinária voltados para a criação de queijos veganos, os quais podem ser usados em diversos pratos. Logo, se deseja fazer parte do seu grupo com mais de 7 mil alunos.

Share This Article
Leave a comment