O que é um cisto renal simples?

Krüger Balm
By Krüger Balm 2 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor na referida especialidade pela Universidade de São Paulo, também é co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva. Com vasto conhecimento na área, fala à nossa redação sobre cistos renais.

Cistos renais são porções envoltas numa espécie de membrana que possuem um líquido em seu conteúdo. A origem dessa condição ainda é desconhecida e pesquisas são feitas a fim de encontrar a gênese da patologia. Estudiosos dizem que o líquido se origina e forma a partir  dos rins, porém não ainda comprovado nenhuma teoria.

Ademais, cistos renais em sua maioria são benignos e não carecem de receios. Contudo, não deixa ser algo que merece a devida atenção, por isso, é importante consultar regularmente o médico para traçar e alinhar um acompanhamento, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Os cistos renais possuem estruturas parecidas aos outros cistos que podem aparecer no corpo humano, como cistos no ovário e cistos no sinovial. Além disso, como dito, são benignos, ou seja, em sua grande maioria, os cistos renais não configuram uma doença nociva, porém, em certos níveis e estágios da proliferação desses aglomerados, podem ocasionar desconforto no paciente.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que é necessário realizar exames específicos para identificar a natureza desse quadro, por isso, é imprescindível manter exames laboratoriais e consultas médicas em dia.  Além disso, o médico certificará a necessidade de remover ou não os cistos.

Em casos em que há em graus avançados e incomodativos de compressão dos órgãos pelos cistos, ou, por exemplo, se um cisto configura um abscesso, uma vez que é infectado por bactérias, bem como se, mesmo após os exames, há a dúvida da presença de um tomar maligno. Dessa forma, reforça-se a proeminência de realizar exames e acompanhamento médico, narra o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Share This Article
Leave a comment