Litíase urinária e suas complicações

Krüger Balm
By Krüger Balm 3 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

A litíase urinária é um quadro que configura a presença de cálculos no aparelho urinário, dessa forma, é amplamente como pedras nos rins. O médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é especialista em urologia e atua no ramo há muitos anos, dessa forma, repleto de conhecimento sobre o assunto, fala sobre a litíase urinária e suas complicações.

O quadro da doença pode ser moderado à grave, conforme os sintomas apresentados. Os indícios podem ser leves e apresentar alguns incômodos, contudo, pode haver a presença de sangramento, dores e grandes desconfortos, por isso, é necessário sempre acompanhamento médico, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

As pedras nos rins surgem por conta do acúmulo de substâncias como cálcio e na baixa ingestão de água. Dessa forma, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a melhor maneira de se prevenir é manter uma alimentação saudável, bem como assegurar uma boa quantidade de água ingerida ao longo do dia.

É necessário realizar um tratamento adequado do distúrbio uma vez que os cálculos renais podem evoluir para quadros mais graves, como infecções e dilatação das veias. Além de dores e sangramentos. Dessa forma, siga à risca as prescrições médicas e faça o tratamento da melhor maneira, aconselha o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva.

Além disso, se não tratadas, os cálculos renais podem comprometer as funções renais. Tendo em vista a importância deste órgão para o funcionamento do corpo humano, é imprescindível que haja o devido acompanhamento e atenção para essa patologia, afirma Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Com o advento da tecnologia, os tratamentos estão cada vez mais arrojados, sendo assim, além do uso de fármacos e métodos convencionais, há procedimentos cirúrgicos que são feitos através de laser, técnicas utilizadas por médicos cada vez mais modernas. O D. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes entende que todos esses elementos são feitos para garantir a melhor qualidade de vida e saúde para o paciente.

Share This Article
Leave a comment