Quanto mais resultados do trabalho as pessoas têm em mãos, mais elas investirão em ferramentas para aperfeiçoar as tarefas, comenta o empresário Márcio Alaor de Araujo. Desse modo, você vai possibilitar que aprimorem suas habilidades e desenvolvam melhor a parte que não dominam com excelência. Confira mais informações:
Feedback positivo
Esse é o tipo de feedback que todo mundo deseja receber. O feedback positivo acontece quando um profissional supera as expectativas no trabalho. Isso pode estar relacionado com alcance de metas, apresentação de projetos, resolução de problemas, entre outras coisas. Dê esse feedback com muita sabedoria.
Feedback negativo
Esse é um dos maiores desafios da liderança e requer muita sabedoria, aponta Márcio Alaor de Araujo. Precisa ter cuidado para que o funcionário ao invés de corrigir os erros, se sinta inferiorizado e sem motivação. Portanto, esse tipo de feedback é tão difícil e está sendo substituído por outros métodos.
Feedback construtivo
Esse tipo de feedback aborda um diálogo mais completo e sobre várias coisas. São colocados em pauta assuntos como trabalho em equipe, gestão de produtividade e de tempo, desempenho em relação ao trabalho, comunicação, desenvolvimento de tarefas, entre outros assuntos.
Feedback motivador
O feedback motivador é utilizado em momentos em que alguém precisa de ânimo e motivação para seguir com as tarefas, comenta Márcio Alaor de Araujo. É um tipo de feedback voltado para as ferramentas de engajamento de funcionários. Nesse caso, a individualidade de cada colaborador precisa ser respeitada.
Feedback corretivo
Esse é um jeito de ajudar as pessoas a evoluir por meio de uma correção, explica Márcio Alaor de Araujo. É muito útil quando se precisa corrigir algum comportamento e orientar o funcionário a ser melhor nas suas tarefas ou no seu comportamento. Lembre-se sempre de usar um diálogo assertivo e sempre de maneira respeitosa.